terça-feira, 22 de setembro de 2015

1997 - Fuji Rock - Japão 01


Fuji Rock Festival


Não é só de Europa e Estados Unidos que vivem os principais festivais de música do mundo. O Fuji Rock é um dos maiores e mais prestigiados eventos do ano e acontece no Japão, na região das montanhas de Yuzawa, Niigata desde 1997, sempre realizado no último final de semana em julho.

Fuji Rock Festival é um festival anual de rock que a partir de 1999 é realizado em Naeba Ski Resort, na Prefeitura de Niigata, no Japão. O evento de três dias, organizado pela Smash Japan, apresenta mais de 200 músicos japoneses e internacionais, tornando-se o maior evento de música ao ar livre no Japão. Em 2005, mais de 100.000 pessoas participaram do festival. Os gêneros apresentados são Rock e música eletrônica.

Fuji Rock Festival é chamado assim porque o primeiro evento em 1997 foi realizado na base do Monte Fuji.

Fuji Rock Festival


Desde 1999, o festival foi realizado no Naeba Ski Resort em Yuzawa, Niigata. O site oficial é fujirock-eng.


Recinto do festival


Há sete etapas principais e noutras fases menores espalhados por todo o local. A fase verde é o palco principal e tem uma capacidade para quase 50.000 espectadores. Outras etapas incluem o White Stage, o Marquee Red, Orange Court, e Field of Heaven. Os passeios entre algumas das etapas pode ser longo, e algumas das trilhas pode ser montanhosa, mas os passeios são bonitos, muitas vezes levando-o através de florestas e sobre os córregos espumantes. Dragondola - o mais longo teleférico do mundo, leva os frequentadores do festival up para o topo da montanha com vista para o local do festival.

O hub do local é chamado de Oasis, onde mais de 30 barracas de comida de todo o mundo se reúnem. O principal local fecha todas as noites após o show final, mas Oasis continua a permanecer aberto até tarde da noite, bem como o Red Marquee, onde uma Rave continua a noite toda até às 05:00. O local reabre às 09:00.

A noite antes do festival (quinta-feira) caracteriza uma festa de abertura, que tem entrada gratuita, com bon-odori (dança folclórica tradicional japonesa), sorteios, barracas de comida e exibição de fogos de artifício.

O objetivo declarado do festival é para ser "O festival mais limpo do mundo"; grande esforço também é colocado na reciclagem.


Alojamento


Embora Naeba, sendo uma estação de esqui, oferece uma série de opções de alojamento, tais como hotéis, ryokan (hospedaria japonesa) e minshuku (pensão) a uma curta distância do local do festival, a concorrência para estes é feroz e eles tendem a reservar-se muito rapidamente. Muitos frequentadores do festival encontram alojamentos em estâncias de esqui próximas, como Tashiro, Asagai e Mitsumata - o serviço de autocarro gratuito que liga JR Echigo-Yuzawa Station (na cidade de Yuzawa ao local do festival que pode ser usado para essas áreas que são en route. Alguns até encontram alojamento nas inúmeras opções disponíveis, na mesma Yuzawa. O ônibus leva entre 40 minutos a uma hora em cada sentido e funciona até 02:00 cada noite.

Como alternativa, existe um parque de campismo em um campo de golfe ao lado do local do festival, que custa 3000 ienes para o fim de semana (2011), completa com banheiros, chuveiros e barracas de comida. Cerca de 17 mil festivaleiros escolhem passar as suas noites aqui todos os anos. O parque de campismo é montanhoso em muitos lugares e manchas planas são tomadas rapidamente, no entanto, os putting greens bem cuidados, que são as áreas mais planas são geralmente fora dos limites para os campistas.
Em anos anteriores, muitos tomaram a opção de dormir na rua - uma prática relativamente comum entre os jovens japoneses durante os meses mais quentes, graças a uma baixa taxa de criminalidade - na vizinhança do local Echigo-Yuzawa Station, no entanto, isto atualmente é proibido.


Acesso


O festival é um 40 a 60 minutos de autocarro de transporte gratuito da estação JR Echigo-Yuzawa Station, na cidade de Yuzawa, na Joetsu Shinkansen linha (trem-bala) que o vincula à estação de Tóquio em cerca de 1,5 horas. Bilhete de JR Shinkansen, Tokyo para Echigo-Yuzawa é 6490 ienes, uma maneira (para um assento reservado). O estacionamento também está disponível por 3.000 ienes por dia na área do local do festival para os carros.


O início


O primeiro ano do festival foi realizado em Tenjinyama Ski Resort perto de Monte Fuji (e daí o nome), foi um desastre. Ele estava programado para ser um evento de dois dias, mas por pura má sorte, o primeiro dia do evento foi atingido por um tufão. Na atração dos Red Hot Chili Peppers, interpretado através de uma tempestade, apesar de Anthony Kiedis ter um braço quebrado, é quase lendário entre os veteranos do Fuji Rock. Os festivaleiros foram mal preparados para a chuva pesada e os ventos fortes, e para muitos a atenção médica era necessária pela hipotermia (embora não ocorreram óbitos). Os organizadores decidiram cancelar o segundo dia do evento (que acabou por ser ensolarado), e assim terminou o primeiro festival de rock ao ar livre do Japão. Os organizadores foram criticados por serem mal preparados para o mau tempo, e por não organizar ônibus suficientes para conectar o local para a estação de trem mais próxima.

Cartaz 1997


No segundo ano, o festival mudou-se para um local temporário no Toyosu, na zona portuária de Tóquio. Embora o evento foi um sucesso, muitos encontraram o calor escaldante demais para suportar no meio-verão de Tóquio, e foi decidido que o próximo evento iria voltar para a frieza relativa das montanhas.

No ano de 1999, o festival encontrou sua casa em Naeba, Niigata. Naeba não é um lugar qualquer perto do Monte Fuji, no entanto, o festival ainda mantém o seu nome original. Depois do horrível primeiro ano, os organizadores já estão fazendo o festival funcionar com mais suavidade até os dias atuais.



1997


Os participantes do Line-up foram Beck – Green Day – Foo Fighters – The Prodigy – Rage Against the Machine – Red Hot Chili Peppers – Southern Culture on the Skids – The High-Lows – The Yellow Monkey – Summercamp – Third Eye Blind e mais. Foi a primeira vez do festival no Japão.
Mas foi um festival de rock realizado em tufão, as imagens falam por si. Veja o documentário:

FUJI ROCK FESTIVAL '97 Documentary




Red Hot Chili Peppers - Live at Fuji Rock 1997 [FULL]




1998


Os participantes do Line-up foram Björk – Asian Dub Foundation – Beck – Ian Brown – Iggy Pop – Primal Scream – The Brian Jonestown Massacre – The Prodigy – Ben Folds Five – Korn – Garbage – Elvis Costello – Blankey Jet City – Thee Michelle Gun Elephant – Sonic Youth – Goldie – Tomoyasu Hotei – Shonen Knife e muito mais.

BERNARD BUTLER. LIVE. FUJI ROCK. SUEDE. THE TEARS.




1999


Os participantes do Line-up foram Todos Tus Muertos – Rage Against the Machine – ZZ Top – Blur – Underworld – Phish – Atari Teenage Riot – The Black Crowes – The Jon Spencer Blues Explosion – The Chemical Brothers – Limp Bizkit – Ray Davies – Ash – Ocean Colour Scene – Joe Strummer and the Mescaleros – Femi Kuti – Tricky – Happy Mondays – Lee "Scratch" Perry – Mishka – Fountains of Wayne e muitos mais.

Rage Against the Machine - Live at Fuji Rock Festival 1999




2000


Os participantes do Line-up foram Asian Dub Foundation – Blankey Jet City – The Chemical Brothers – Ian Brown – Primal Scream – MDFMK – Yo La Tengo – Foo Fighters – Elliott Smith – Placebo – The Killer Barbies – Fishbone – Johnny Marr – Sonic Youth – Ozomatli – Rammstein – Run-D.M.C. – Mogwai – Super Furry Animals – Moby – Stereolab – Leftfield – Gomez – G. Love and Special Sauce – Elastica e muitos mais.

Rammstein - Bestrafe Mich Fuji Rock Festival, Tokyo, Japan 2000




2001


O festival decorreu de Sexta-feira 27 de julho até domingo, 29 de Julho, em 2001. Headline que atuaram no Palco Verde foram Oasis, Neil Young and Crazy Horse e Eminem.

NEIL YOUNG + CRAZY HORSE - HEY HEY MY MY - JAPAN 2001




2002


Os participantes do Line-up foram The Chemical Brothers – Ian Brown – Pet Shop Boys – The Prodigy – Red Hot Chili Peppers – Sonic Youth – Muse – The Music – Midtown – The Get Up Kids – Cornelius – The Cooper Temple Clause – Jane's Addiction – Alec Empire – The Jeevas – George Clinton – The Skatalites – Manu Chao – Black Rebel Motorcycle Club – Television – Patti Smith – The White Stripes – Trik Turner – The Cinematic Orchestra – DJ Shadow – X-Press 2 – Queens of the Stone Age – Spiritualized – The String Cheese Incident – Doves – Supercar e muitos mais.

Manu Chao-Bongo Song (Live Fuji Rock Festival 2002)-yX




Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 1997 - Fusion Festival Alemanha


Anterior          01          02          03          Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.