sexta-feira, 11 de setembro de 2015

1987 - SXSW - South by Southwest – EUA 01


South by Southwest ( SXSW ) é um conjunto de filme, mídia interativa, festivais de música e conferências que ocorrem no início de cada ano, em meados de março, em Austin, Texas, Estados Unidos. Tudo começou em 1987, e tem continuado a crescer tanto em escopo como em tamanho a cada ano. Em 2011, a conferência durou 10 dias com SXSW Interactive com duração de cinco dias, música durante 6 dias, e Filmes executados simultaneamente durante 9 dias.



South by Southwest é executado pela empresa SXSW, Inc. que planeja e executa conferências, feiras, festivais e outros eventos. Além das três principais South by Southwest festivais, a empresa executa outras três conferências, duas em Austin: SXSWedu, uma conferência sobre inovação educacional, e SXSW Eco, uma conferência ambiental; e uma em Las Vegas: SXSW V2V, uma conferência focada em startups inovadoras.

Is South by Southwest Too Popular for Startups?



The Evolution of South by Southwest



Visão Geral


SXSW Music Festival

O SXSW Música é o maior festival de música de seu tipo no mundo, com mais de 2.200 artistas oficiais e bandas tocando em mais de 100 locais. SXSW Music oferece amostras de música e vídeo fornecidos por artistas de renome em cada festival, via seu canal oficial no YouTube.

O evento de música cresceu de 700 inscritos em 1987 para mais de 28.000 inscritos. SXSW Film e SXSW Interactive eventos têm crescido a cada ano, mais recentemente, trazendo mais de 51 mil inscritos para Austin todo mês de março.

As Bandas devem cobrir as suas próprias despesas de viagem e hospedagem durante o evento. A todos os artistas são oferecidos um pagamento em dinheiro (US $ 100 por atos individuais ou US $ 250 para bandas) ou um pacote pulseira que permite o acesso a todos os eventos de música.


SXSW Film Conference and Festival

SXSW Film Conference abrange cinco dias de painéis de conferências e sessões, e congratula-se com cineastas de todos os níveis. A programação consiste de palestrantes, painéis, workshops, sessões de tutoria e mais, com cineastas experientes e líderes da indústria.

Em 2015, a SXSW Film Conference programou mais de 250 sessões, com 735 alto-falantes. Palestrantes notáveis anteriores incluem Lena Dunham, Jon Favreau, Mark Duplass, Ava DuVernay, Ryan Gosling, Nicolas Cage, Alejandro Jodorowsky, Tilda Swinton, Amy Schumer, Sally Field, Joss Whedon, Christine Vachon, RZA, Matthew McConaughey, Danny Boyle, Seth MacFarlane, Catherine Hardwicke, Richard Linklater, David Gordon Green, Harmony Korine, Henry Rollins, Sarah Green e Robert Rodriguez. Embora o festival de cinema frequentemente destaca filmes de produção independentes e emergentes talentos dirigindo com visões únicas, o festival tem estúdios servidos por muito tempo como um ponto de partida para suas comédias, utilizando fãs entusiasmados como um barómetro de como eles podem desempenhar um grande lançamento.

O SXSW Film Festival corre nove dias, em simultâneo com a SXSW Film Conference, e celebra a inovação inexperiente de talentos emergentes tanto atrás como na frente da câmera. Categorias de programação do Festival incluem: Eventos Especiais, Headliners, Narrativa Spotlight, Documentario Spotlight, Competitição Narrativa, Competição de Documentarios, Visões, Midnighters, 24 batidas por segundo, SXGlobal, episódicos, Festivais Favoritos e Programa de curtas. Os SXSW Film Awards, que ocorrem no último dia da Conferência de Filmes, filmes de honra selecionado pelo recurso de Júris de curtas metragens.

Em 2015, o SXSW Film Festival programou 150 longas metragens e 106 curtas-metragens, selecionados a partir de 7.361 apresentações. Último mundo notável de estreias incluem Furious 7, Neighbors, Chef, 21 Jump Street, The Cabin in the Woods, Bridesmaids and Insidious, e as séries de TV Girls, Silicon Valley and Penny Dreadful.


SXSW Interactive Festival 

SXSW Interactive está focado em tecnologia emergente, um foco que ganhou o festival de uma reputação como um terreno fértil para novas idéias e tecnologias criativas. O festival inclui uma mostra de comércio, alto-falantes, os partidos, e um acelerador de inicialização. De acordo com um organizador do festival Louis Preto, SXSW Interactive "provavelmente tem sido o maior de seu tipo no mundo" desde 2007.



1987


Antes, em Julho de 1986, os organizadores do festival de música New Music Seminar em New York City foi contactado Roland Swenson, um funcionário na alternativa semanal do The Austin Chronicle, sobre a organização de uma prorrogação desse festival em Austin, depois de ter anunciado que eles estavam indo para realizar um "New Music Seminar Southwest". Os planos não se concretizaram, por isso Swenson decidiu em vez de co-organizar um festival de música local, com a ajuda de duas outras pessoas do Chronicle: editor e co-fundador Louis Black e editor Nick Barbaro. Louis Meyers, um agente de reservas e músico, também foi trazido a bordo. Black surgiu com o nome, devido a uma brincadeira com o nome do filme "North by Northwest" de Alfred Hitchcock. O evento foi realizado pela primeira vez em Março de 1987. Os organizadores consideraram-no um evento regional e esperaram cerca de 150 participantes para aparecer, mas veio mais de 700, e de acordo com Black "foi nacional quase que imediatamente."



1990


Meyers deixou Austin e o festival no início de 1990, mas Black, Barbaro e Swenson permaneceram como os principais organizadores do festival a partir de 2010.



1992


A cantora e compositora Michelle Shocked foi a oradora principal na South by Southwest de 1992. Ela causou polêmica por um discurso, escrito por seu então marido Bart Bull, criticando músicos brancos por roubar música dos artistas afro-americanos; e, posteriormente, durante a mesma conferência, quando ela tentou chutar a banda Two Nice Girls fora de um concerto beneficente, um movimento que alguns chamaram anti-gay, devido à imagem declaradamente lésbica de Two Nice Girls.



1993


Neste ano o SXSW mudou-se para Austin Convention Center, onde ainda é realizada.



1994


Neste ano o SXSW adicionou um componente para cinema e outros meios de comunicação, chamado de "SXSW Film and Multimedia Conference". Johnny Cash foi o orador principal.

Johnny Cash - Keynote Address | Music 1994 | SXSW



Naquele ano, os três irmãos da banda Hanson foram trazidos para SXSW por seu pai, a fim de realizar testes de improviso para executivos da música, na esperança de obter a atenção da indústria. Entre as pessoas que ouviram foi o executivo Christopher Sabec da A and R, que se tornou seu gerente, e logo depois levou-os a assinar com a Mercury Records.



1995


Neste ano o SXSW Film and Multimedia Conference foi dividido em dois eventos separados, "SXSW Film" e "SXSW Multimedia".

Wicked Gypsy - Brandon's Ramp (SXSW Music Conference)




1998


Comediante e ator Fred Armisen começou sua carreira em quadrinhos com o curta-metragem Fred Armisen's Guide to Music and SXSW, lançado em 1998, no qual ele se apresenta como vários personagens, fazendo perguntas tolas de músicos e a outros participantes na SXSW Music Conference desse ano.



1999


Neste ano o SXSW Multimedia foi rebatizado de "SXSW Interactive".



2000


O cantor e compositor John Mayer da apresentação no SXSW Music festival de 2000 levou a sua assinatura, logo em seguida com Aware Records, sua primeira gravadora.

James Intveld SXSW 2000 Austin TX at Cheapo's Love Calls




2002


Um desempenho pela banda The Polyphonic Spree no SXSW Music festival 2002 ajudou a trazê-los à atenção nacional antes de terem assinado com uma grande gravadora.

The Polyphonic Spree - Soldier Girl



No SXSW Film Festival de 2002, o filme Manito ganhou o prêmio do júri pelo recurso de narrativa, enquanto o documentário Spellbound ganhou o prêmio do júri pelo documentário.



2004


O cantor britânico James Blunt foi descoberto pela produtora Linda Perry durante a reprodução de um pequeno show no SXSW Music festival 2004 e foi assinado a de Perry's Custard Records,logo depois, onde ele iria passar a liberar todos os seus três álbuns seguintes.

Some Action @ SXSW




2005


O SXSW Film 2005 é considerado por alguns como sendo a origem do gênero de filme Mumblecore. Uma série de filmes classificados agora como Mumblecore, incluindo The Puffy Chair e Mutual Appreciation foram selecionados, e Eric Masunaga, um músico e editor de som em Mutual Appreciation, é creditado com a cunhagem do termo "Mumblecore" em um bar, enquanto estava no festival.

The Gourds - Caledonia at Town Lake SXSW, Austin Texas 2005



O filme Hooligans ganhou o Feature Film Jury Award e o Feature Film Audience Award pelo recurso narrativo, enquanto The Puffy Chair ganhou o Feature Film Audience Award na categoria "Emerging Visions". O documentário Cowboy del Amor ganhou o SXSW Competition Award e o Audience Award.

Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 1986 - Burning Man - Nevada - USA


Anterior          01          02          03          Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.