terça-feira, 25 de agosto de 2015

1967 - KFRC Fantasy Fair and Magic Mountain Music Festival - California


O KFRC Fantasy Fair and Magic Mountain Music Festival foi um evento realizado 10 e 11 de junho de 1967, no Sidney B. Cushing Memorial Amphitheatre na alta face sul de Mount Tamalpais em Marin County, Califórnia. Pelo menos 36.000 pessoas assistiram ao concerto de dois dias e justamente foi o primeiro de uma série de eventos culturais na área de San Francisco conhecido como o Summer of Love. A Fantasy Fair foi influenciada pelo popular, Renaissance Pleasure Faire e se tornou um protótipo para eventos de grande escala multi shows de rock ao ar livre, agora conhecido como festivais de rock.

FANTASY FAIRE - Radio commercial (1967)



A entrada para o festival foi de US $ 2,00 e todos os rendimentos foram doados para os mais próximos Hunters Point Child Care Center, em São Francisco. A Fantasy Fair estava inicialmente prevista para os dias 03 e 4 de junho como um benefício para o centro, mas foi adiado por uma semana pelo mau tempo. Vários artistas reservados para as datas originais foram incapazes de poder participar.

The Doors - ''Fantasy Fair And Magic Mountain Music Festival'' Tamalpais, Junio 10 de 1967.



Um dos estandes de artesanato na feira

KFRC 610, a RKO Bill Drake "Boss Radio" Top 40 AM station em São Francisco, teve influência significativa na indústria da música entre ambas contra-culturas e apresentações comerciais. Este organizador de festival habilitado Tom Rounds, diretor do programa KFRC, apresentou um colorido e eclético line-up de músicos populares dentro e fora da região. Canned Heat, Dionne Warwick, Every Mother's Son, The Merry-Go-Round, The Mojo Men, The Seeds, Blues Magoos, Country Joe and the Fish, Captain Beefheart, The Byrds com Hugh Masekela no trumpet, Tim Hardin, The Sparrow, The Grass Roots, The Loading Zone, The 5th Dimension e Jefferson Airplane estavam entre os artistas que apareceram. A Fantasy Fair também foi o primeiro grande show do The Doors 'e aconteceu durante a ascensão do primeiro grande hit do grupo, "Light My Fire", no topo das paradas.

Entre os cartazes criados para o evento um foi projetado pelo artista Stanley mouse, em seguida, ganhando elogios pelo poster-arte criado por Bill Graham, o Fillmore Auditorium e Grateful Dead.



Depois de desfrutar de um passeio panorâmico até a montanha a partir de pontos de embarque no Marin County Civic Center, Mill Valley e outros locais, um balão gigante Buddha cumprimentava os participantes quando eles chegavam no anfiteatro. O transporte foi fornecido pela tongue-in-cheek-named "Trans-Love Bus Lines", uma variação da linha "Fly Trans Love Airways, chegue lá a tempo" a partir das letras da canção de Donovan "Fat Angel". As atrações principais estavam em um palco principal e uma segunda atração na fase menor. Vários fornecedores de tipos de Feiras de Arte vendiam cartazes, artesanato e bebidas a partir de cabines espalhadas na mata ao redor do anfiteatro. O festival incluiu uma grande cúpula geodésica de tubos e conexões cobertas com plástico branco que continha um show de luz e som.



O Magic Mountain Music Festival foi bem avaliado acerca da segurança em contas de imprensa contemporâneos. Brigas ou distúrbios não foram um problema, e no final do dia, o lixo foi colocado dentro ou ao lado das latas de lixo fornecidas, e a multidão deixou o Monte Tamalpais como eles a encontraram. Em um prenúncio de eventos sombrios chegando em 1969 o Altamont Free Concert, este festival teve rumores de ser o primeiro a empregar os membros do clube da motocicleta "Hells Angels" como guardas de segurança. Embora Jefferson Airplane pediu aos membros Hells Angels para escoltá-los a partir de San Francisco para o local, o que fizeram sem incidentes, na verdade os Hells Angels não forneceram segurança para o evento.



Enquanto o altamente documentado Monterey International Pop Festival  continua a ser lembrado como o evento seminal do verão de Summer of Love 1967, o Festival KFRC teve lugar uma semana antes Monterey e é considerado ter sido o primeiro festival de rock da América - se não do mundo.


Fonte: en-Wikipedia

Veja o próximo festival: 1967 - Festival Pop de Monterey - California - USA
ou
Volte ao festival anterior: 1966 - Era dos Festivais no Brasil


Um comentário:

  1. The radio advertisement that you have posted above is for a different festival at a different location. It was not from the KFRC festival.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.