domingo, 30 de março de 2014

006-13 Rap


Quem gravou o primeiro rap? É como querer saber quem gravou o primeiro rock ou cantou o primeiro blues; há gravações que incluem trechos de fala ritmada desde os anos 20, e em toda parte: no samba, no reggae, no fox-trot, no jazz, no funk. Mas o rap como hoje se conhece e se pratica nasceu no finzinho dos anos 70, mais precisamente em 1979, quando Sylvia Robinson

 (cantora/compositora/produtora ativa desde os anos 50 e que mereceria um livro só para ela) produziu "Rapper's Delight" do Sugar Hill Gang.

 O rapper Lovebug Starsky improvisou "To the hip-hop" (algo como "prasancas, vamolá") e "hip-hop" virou sinônimo de rap. Rap está no dicionário como "algo dito de forma curta e grossa", e acabou virando fenômeno social, incluindo dança ("breaking") e técnicas de DJ (como o "scratching" e "sampling") bem pessoais, rappers como Run-DMC

 mereceram elogios de roqueiros como Lou Reed



 e Aerosmith (que até gravou com eles),

 e Madonna, em sua época mais criativa, cooptou os Beastie Boys para abrirem seus shows.

 Sem falar na "fusion" rap-metal do grupo thrash Anthrax em 1985.


Não poderia deixar de registrar que o Brasil, talvez tenha sido o primeiro a inventar este gênero, pois em 1964 o cantor Jair Rodrigues lançou seu segundo álbum com a música "Deixa Isso Pra Lá", apresentando-a no Festival da Record em 1966.

Este acontecimento na história pode ser um grande orgulho para o povo brasileiro, ressaltando que nossos músicos também são geniais e muito especiais.



No próximo post você verá Acid-House...


Página Anterior                                Próxima Página

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.