sábado, 29 de março de 2014

004-20 Crítica


Por volta de 1967, o rock já não era apenas um gênero musical entre outros, merecendo, como o jazz, uma imprensa só para ele, diferentemente das revistinhas para adolescentes de até então. Além de surgirem nos EUA publicações como Circus, Rolling Stone e Crawdaddy, periódicos ingleses importantes como Melody Maker, fundado em 1926 como jornal de jazz, acabaram se dedicando quase somente ao rock.

Revista Circus 1981

Revista Rolling Stone 1967

Revista Crawdaddy 1967

Jornal Melody Maker 1967



Além disso, o rock tomou consciência de que já tinha uma história digna de ser registrada e interpretada. Por exemplo, Connie Francis lançou um LP chamado Movie Greats Of The 60's já em 1966.
LP Movie Greats Of The 60's - Connie Francis

E o público foi se polarizando cada vez mais: rock ("revolucionário e progressivo"; "rock and roll" era coisa de velho) x pop ("reacionário e comercial"), LP x compacto,
Compacto 45 rpm com Maysa Matarazzo

jovens x adultos, AM x FM, tradicionalistas x malucões, ginasiais x universitários... E quem estuda a história do rock nos anos 60 acaba perdoando pecadilhos dos norte-americanos como os conflitos raciais no gueto novaiorquino de Watts, a guerra do Vietnã, as mortes de Martin Luther King e John Kennedy, o mar de lama dos festivais pouco organizados; bem como os conflitos entre os Mods (seguidores da moda) e rockers (roqueiros mais tradicionais) na Inglaterra e, um flagelo comum a ambos os países, a liberdade com pouca responsabilidade do excesso de drogas e de solos instrumentais de horas e horas. É claro que houve movimentações positivas, como a dos estudantes franceses de maio de 1968. E continua a dúvida sobre como rotular revolucionários como os guitarristas Jimi Hendrix (1942/1970), Jeff Beck (nasceu em 1944), que fizeram de tudo, rock, jazz, blues, ou punks que em muito transcenderam o gênero, como Lou Reed (nasceu em 1944) ou Iggy Pop (nasceu em 1947).



No próximo post você verá Anos 70...


Página Anterior                                Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.