sexta-feira, 28 de março de 2014

002-18 Oriente


PAÍSES ORIENTAIS


De lá do lado direito do mapa-múndi (isso falando numa maneira menos erudita, o certo seria dizer norte, sul, leste ou oeste e não para cima, para baixo, no lado esquerdo ou direito, mas deu para entender, não é mesmo?) vieram algumas contribuições interessantes para a cultura ocidental e, claro, para o rock and roll. Para começar, o homem branco sempre se interessou pelos mistérios e pelo exotismo da Índia; musicalmente, seu sistema de escalas musicais, que inclui quartos de tom, executadas em conjunto com cordas soltas do sitar, produzindo um efeito de som contínuo (chamado "drone" em inglês) é considerado ora hipnótico, ora curioso, ora fascinante, ou pelo menos engraçado. George Formby, uma espécie de Juca Chaves inglês, se divertiu imitando as escalas indianas em sua paródia "Hindoo Man", nos anos 30.

Já a geração de roqueiros ingleses dos anos 60 acharam tais escalas muito loucas, porque (é questão de opinião) eram diferentes das escalas ocidentais ou porque sugeriam os efeitos de certas substâncias proibidas (por sinal, uma destas substâncias é uma planta muito conhecida no Oriente Médio). De qualquer modo, estas escalas e este "drone" foram muito imitadas nas guitarras elétricas dos roqueiros nos anos 60. Os Beatles foram os músicos que pesquisaram e foram até a Índia, onde conheceram os elementos musicais orientais. A seguir os nomes de suas gravações para você ouvir e sentir nestes arranjos, a fertilidade e a riqueza deste som: 'Love you to', 'Tomorrow never knows'. 'Within you without you', 'Norwegian wood (this bird has flown)', 'The inner light', veja esta outra versão.

A musicalidade japonesa não chegou a ser tão atraente para os roqueiros, e muitas escalas que se pensa ser japonesas são na verdade, chinesas. Mas o rock vez por outra usa instrumentos como o kotô japonês (que, além de ser usado por Brian May, até deu nome a um grupo brasileiro) e percussão em blocos chineses (há até um prato de bateria que imita o gongo chinês e é chamado de "China"), ou se interessa pela cultura ou música nipônica (que o digam Riuichi Sakamoto ou, mais exoticamente, a "wasurenaranai" Yoko Ono) ("wasurenaranai" significa: inesquecível) ou chinesa (como a febre kung-fu dos anos 70). E uma grande contribuição japonesa para o rock and roll foi tecnológica; dá para imaginar os adolescentes de ontem sem o rádio transistor ou os de hoje sem o walkman, ambos invenções da Sony, que, inclusive, simplesmente adquiriu a gravadora Columbia/CBS nos anos 80 ?

Árabes e judeus também esquecem as brigas em se tratando de história do rock. Como já dissemos, muitos dos grandes artistas ou empresários norte-americanos, inclusive no r and b e no rock, são judeus - Alan Freed, Brian Epstein, Jerry Wexler, Bob Dylan, Marc Bolan, Paul Simon, Art Garfunkel, Gene Simmons, Phil Spector, Joey Ramone, Carly Simon, Carole King, para ficar só numa amostra (alguns chegavam a reproduzir a melancolia típica das melodias do Leste do Mediterrâneo). E a música árabe apareceu diretamente (um bom exemplo, até no título é "Mecca" com Gene Ptney, de 1963) ou indiretamente (já que a onipresente música espanhola teve muita influência dos mouros que invadiram a Espanha no século VII e só foram expulsos na época de Colombo). Um pouco mais para cima, podemos lembrar o compositor e empresário Ahmet Ertegun, filho do embaixador da Turquia em Washington e, além de fundador da gravadora Atlantic, autor de várias composições de r and b gravadas por Aretha Franklin, Elvis Presley e outros.

Veja mais este dois filmes:

Jimmy Page and Robert Plant - Kashmir [HD] with Egyptian Orchestra
Cantando uma música Rock oriental. Muito legal!



Musica Arabe - Habibi ya noor el ain
Aqui uma música árabe mais atual:



Veja esta play-list da banda árabe de Bizimkiler Layihesi. Contém 50 músicas, porém têm umas 15 músicas que são de outros artistas, mas tenho certeza que irão gostar:




No próximo post você verá Música Erudita...


Página Anterior                                Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.