sábado, 23 de junho de 2012

002-14 Pop Norte-Americano 02


"Bue Moon",


 "Summertime",


"Ol 'Man River",


"Smoke Gets In Your Eyes",


"Deep Purple" (interpretação de John Gary, música que originou o nome da banda de mesmo nome.)


e "True Love"


- só para lembrar algumas canções que fizeram sucesso em regravações de roqueiros tão diversos quanto ilustres, como Elvis Presley, Janis Joplin, Rod Stewart, os Platters e George Harrison. Afinal, o que é bom não tem época. (E "Deep Purple" acabou dando nome àquele famoso grupo inglês, por ser a música predileta da avó do guitarrista.)




Outros roqueiros não se contentaram com regravações e revelaram-se grandes compositores, procurando (e muitas vezes conseguindo) captar a inventividade lírica e melódica dos mestres: Carole King (nasc. 1942), Neil Sedaka (nasc. 1939) e duplas como Doc Pomus/mort Shuman, Jerry Leiber/Mike Stoller, Barry Mann/Cynthia Well. Por sua vez, esta geração de compositores dos anos 50 e 60 foi a grande motivação confessa para formação da dupla John Lennon/Paul McCartney, a mais bem-sucedida dupla de compositores de todos os tempos. Não esquecendo outros grandes compositores de pop e/ou rock surgidos nos anos 60, como a trinca Brian Holland/Lamont Dozier/Eddie Holland (autores de boa parte dos clássicos da Motown), Randy Newman, Bob Dylan, Todd Rundgren, Paul Simon e os ingleses Mitch Murray, Ray Davies (líder dos Kinks), David Bowie, Barry Gibb (um dos Bee Gees).



Interessante é que todas as canções pop pré-rock em compasso 2/2, 2/4 ou 4/4 que não fossem blues ou ritmos estrangeiros (como rumba ou tango) atendiam por um nome só: fox-trot. De modo que quando Chuck Berry cantou em "Roll Over Beethoven" de 1956" eles estão rocando em 2/2... curta este r and b",
 
 
se fosse três anos mais cedo ele estaria se referindo ao fox-trot. Aliás, até por volta de 1955 os discos costumavam trazer no selo a indicação do ritmo das obras gravadas, e - você sabia? - "Rock Around The Clock" com Bill Haley saiu com a indicação "fox-trot", nos próprios EUA (e inclusive no Brasil!).


No próximo post você verá África


Anterior        01                 02        Próximo


Se você desejar, poderá ver as 30 músicas Top da Billboard. São as canções mais populares e imortais. Aqui no blog tem (5) cinco posts com (6) seis filmes cada uma. Aproveite e curta estas canções!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.