terça-feira, 12 de junho de 2012

002-13 Reino Unido 02


É impossível superestimar a influência que ingleses sofreram do skiffle americano (como já dissemos) e sofrem até hoje do music-hall, ou seja, o circuito inglês de barzinhos e casa noturnas. Pode-se resumir o espírito do music-hall em duas frases, válidas também para o rock. Primeiro, o pesquisador inglês Peter Gammond em 1977: "O verdadeiro espírito dos 'halls' é o otimismo, uma crença em que sempre há algo do que se rir, por mais desanimador que esteja o momento." A outra vem de um catálogo da Crown and Anchor Tavern, de 1794: "Wespend the social night/ Mixing profit with delight."

Enquanto isso, seus vizinhos irlandeses também cumprem seu papel, não só como alvo de piadas dos ingleses (tal como brazucas fazem com os lusos). Uma delas vem a nosso caso: não há mais irlandeses na Irlanda, todos estão fora dela cantando sobre ela. Um dos primeiros ilustres é Victor Herbert (1859/1924), radicado nos EUA e autor de vários hits como "A Kiss In The Dark",


"Indian Summer" (veja o vídeo com "The Doors")


 e "Ah! Sweet Mystery of Life" (com Jeanette MacDonald - Nelson Eddy)


(além de uma opereta sua de 1903, Babes In Toyland, ter virado filme do Gordo e do Magro e nome de banda grunge dos 1990). (com Bruise Violet, uma banda muito louca, composta apenas por mulheres)


 Além de artistas de repercussão limitada à Grã-Bretanha, como o compositor e humorista Sir Harry Lauder (1870/1950)



 e grupo folk The Dubliners (ativo dos anos 60 até hoje, sempre avesso a modernices e ao sucesso fácil ajudando a preservar o folclore dos celtas, povo indo-germânico radicado na Grã-Bretanha desde antes de Cristo),


 temos ídolos irlandeses do rock de sucesso mundial, como Van Morrison (nasc. 1945)


 e os grupos Thin Lizzy (anos 70), U2 (anos 80) e Therapy? (anos 90). Sem falar nos quatro Beatles, todos descendentes de irlandeses; John e, ocasionalmente, Paul dedicaram-se a defender a Irlanda nas eternas turras com a Inglaterra que costumavam resultar em batalhas civis, já que lá o povo não leva desaforo para casa. (abaixo um dos primeiros concertos dos Beatles.)


(Veja abaixo o último encontro de gravação entre os Beatles. Foi numa cobertura de um sobrado em Londres.)



Não esqueçamos de mencionar o Canadá, vizinho dos EUA e pertencente à Comunidade Britânica de Nações, e que proveu a história do rock and roll, quase desde o começo, com nativos de sucesso como Paul Anka, Neil Young, Joni Mitchell e grupos como The Guess Who, Bachman-Turner Overdrive e Rush.

No próximo post você verá Pop Norte Americana...


 

Anterior        01                02        Próximo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.