quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

002-8 Folk


No princípio alguém, não sei quem, inventou uma música, mais tarde foi inventada a partitura. Foi dito, com toda razão, que a música folclórica, de autor desconhecido, é "a mãe de toda a música"; que o digam, por exemplo, J.S.Bach, Bartok e Villa-Lobos, grandes adaptadores do folclore de seus países.

A folk-music ("música do povo") norte-americano firmou-se como tal em meados do século XIX; como em todos os países, temos compositores ianques conhecidos cuja obra tem sabor folclórico, talvez o mais ilustre sendo Stephen Foster (1826/1864), autor de "Oh! Susanna" (regravada em rock pelos Byrds)


e "Old Kentucky Home" (idem Randy Newman),


além dos mais recentes Pete Seeger (nasc.1919),


Woody Guthrie (1912/1967)


e Leadbelly (já citado também como bluesman).


Cantigas infantis, além de também serem música folclórica, sempre se deram muito bem com o espírito de molecagem do rock and roll. "Walking The Dog", de Rufus Thomas


(regravada pelos Rolling Stones,


Aerosmith e outros),


e "Ain't That Just Like Me" dos Coasters (idem os Hollies e os Searchers)



são apenas dois clássicos do rock baseados em "nursery rhymes",


"Three Blind Mice"


não é só o tema dos Três Patetas, tendo inspirado nada menos que duas melodias de John Lennon, "My Mummy's Dead"


e "Oh! Yoko".



E não podemos esquecer que canções infantis foram a razão de ser de tudo um subgênero do rock, o bubblegum, provando que o ser humano, à medida que cresce, vai ficando mais sacana e menos maldoso.

Na virada dos anos 50 para 60, o rock era coisa de moleque; universitários e pessoas mais elitistas preferiam o folk. Mas lá por 1962 a 1963 o folk e o rock fizeram as pazes e, como se você não soubesse, o resultado foi outro subgênero, o folk-rock, onde se notabilizaram Bob Dylan, The Mamas and The Papas, Peter, Paul and Mary, os Byrds e os inglês Donovan, sem falar em espertinhos que pegaram carona no sucesso do gênero, como Sonny and Cher, ou em fãs do blues que a princípio preferiam o folk ao rock, como a jovem Janis Joplin. Filmes e teorias sobre folk-rock falaremos em futuro Post.


No próximo post você verá México ...


Página Anterior                                Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.