quinta-feira, 6 de maio de 2010

Evolução da Música


História da Música



Segundo o Wikipedia, a História da Música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.

Desenho completo de Pablo Morales de Los Rios

Para você entender de uma forma mais criativa, interessante e rápida, afinal são trocentos anos de música, encontrei no YouTube um vídeo sensacional que mostra a história da música desde o início da humanidade até nossa era, passando rapidamente pela música antiga, clássica, jazz, blues, rock metal ou eletrônica. Muito bom mesmo!

A “História de la Música” foi criado pelo espanhol Pablo Morales de Los Rios e mostra a história da música desde seu nascimento até o surgimento da música eletrônica de bandas como New Order e dos sintetizadores do Chemical Brothers.

Em ilustração, o vídeo mostra que foi na Antiguidade que surgiram as sete primeiras notas musicais. Os gregos e romanos são citados no vídeo que passa pela Idade Média e o monge italiano Guido d’Arezzo batizou as notas com os nomes que conhecemos hoje: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, apenas no inicio a nota Dó era chamada de "UT".

Pensando a música como uma linguagem universal, independente do idioma, identidade e cultura, qualquer um é capaz de entender o vídeo. Mais uma vez a música promove, como a fotografia, dança, pintura, teatro, esporte, etc., a união entre educação, arte e cultura.


Historia de la Musica (Lecciones Ilustradas)




Fonte: Criativo de Galochas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.