quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cursos Unesp - História da Música II


Cursos Unesp - Universidade do Estado de São Paulo


Curso completo de História da Música II
Departamento de Música da UNESP
Professora: Dorotéa Kerr 


Assista a UNIVESP TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo TV) ao vivo, e veja a programação completa em http://univesptv.cmais.com.br - Lá você tem outros cursos também. Visite, achei muito bom os cursos e um deles é este curso Universitário de História da Música, nível II. É parte de um curso de graduação de faculdade. Tem curso de Artes, Inglês, Cálculo Diferencial, etc., pois é uma emissora educativa. Além de tudo é gratuito.

De segunda a sexta às 09h e 21h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, matérias especiais, notícias e o resumo da programação na tela da UNIVESP TV. O canal para quem quer saber mais e aprender sempre! Sintonize a UNIVESP TV através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2. Santos e Guarujá, canal 3.2. Ribeirão Preto, canal 4.2. Campinas canal 10.2. São José dos Campos, canal 27.2.

Sobre o Curso: 
História da Música II
A disciplina faz parte do Bacharelado em Música da Unesp e é ministrada pela professora Dorotéa Kerr, do Departamento de Música da UNESP.



Aula 1 - Romantismo - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr, do Instituto de Artes da UNESP faz um panorama da Europa no século XIX, o chamado Período Romântico. Localiza seus alunos na expansão econômica, causada pelo crescimento acelerado da indústria e do comércio, e o crescimento da burguesia. Os pensamentos dos iluministas de liberdade e igualdade.





Aula 1 - Romantismo - Parte 2


A definição dos termos clássico e romântico nas artes do século XIX. A obscuridade e a melancolia estão presentes em todos os tipos de manifestações artísticas dessa época. Com a criação de salas de concerto e academias de música, a música entra de vez na vida da sociedade. A burguesia começa a se servir desse tipo de arte também, copiando o estilo de vida dos burgueses. As casas passam a ter pianos e as mulheres começam a ter aulas particulares, aumentando ainda mais a popularidade do instrumento.




Aula 1 - Romantismo - Parte 3


A estética musical e os princípios da música romântica. Relações subjetivas, ilusórias e emocionais. A música com o poder de incorporar beleza e verdade. A tensão emocional vivida pelos compositores românticos. O estereótipo dos artistas: em geral, eles viviam isolados, distantes do “homem comum”.




Aula 2 - Nacionalismo - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr aborda o Nacionalismo do século XIX na Europa, reforçando a ideia de uma cultura nacional. A incorporação de elementos nacionais às artes. As obras começam a ser escritas em línguas "periféricas" como o checo, húngaro e russo.




Aula 2 - Nacionalismo - Parte 2


Os compositores começam a compor músicas em suas línguas, a cultura de cada país começa a ser representada pelas músicas. Nomes como Frans Liszt, Johannes Brahms, Bedrich Smetana, Antonin Leopold Dvorák escrevem obras inspirados em sua própria cultura.




Aula 3 - Ópera na primeira metade do séc XIX - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr aborda a ópera na primeira metade do século XIX. O uso das melodias mais longas e líricas. Com vários exemplos de músicas de compositores consagrados, a professora explica o modo como eram escritas as peças da época.




Aula 3 - Ópera na primeira metade do séc XIX - Parte 2


Continuando sua explicação sobre a Ópera na primeira metade do século XIX, a professora Dorotéa Kerr explica a questão das escalas utilizadas, o ritmo e a sonoridade. O uso maior dos instrumentos de metal e percussão nas obras. Por conta da maior utilização de outros instrumentos, o tamanho das orquestras também passa a ser maior do século XIX em diante.




Aula 3 - Ópera na primeira metade do séc XIX - Parte 3


Neste programa, a professora Dorotéa Kerr trata especificamente dos estilos e categorias das óperas. O estilo lírico e o cômico, as óperas de resgate, a Grand Opera. Exemplifica cada estilo com obras de grandes compositores.




Aula 4 - Música Orquestral do século XIX - Parte 1


Sinfonia - palavra que vem do latim symphonia - significa soar em conjunto, concordância. A professora Dorotéa Kerr explica o conceito de sinfonia e a sua importância na música do século XIX. Aborda, também, o crescimento da música orquestral e o desenvolvimento técnico dos instrumentos.




Aula 4 - Música Orquestral do século XIX - Parte 2


A professora Dorotéa Kerr faz um panorama sobre os principais sinfonistas. Detalhes da vida e da obra dos compositores: Franz Schubert, Felix Mendelssohn, Robert Schumann.




Aula 4 - Música Orquestral do século XIX - Parte 3


Continuando a explicação sobre os sinfonistas, a professora Dorotéa Kerr traz detalhes da obra e as características dos compositores: Anton Bruckner e Ludwing Van Beethoven.




Aula 5 - Música Programática - Parte 1


Música é um meio de expressão? A professora Dorotéa Kerr explica o conceito de música programática a as diferenças entre ela e a música absoluta. Definição de música programática: Música que procura expressar ou descrever uma ou mais ideias não musicais, imagens ou eventos. A música programática tem uma ligação com a literatura, a paisagem e as artes visuais. A professora explica os meios para a composição programática e os recursos musicais usados pelos compositores. Ela dá, ainda, detalhes da obra de Hector Berlioz, considerado “o pai” da música programática.




Aula 5 - Música Programática - Parte 2


Música é um meio de expressão? A professora Dorotéa Kerr explica o conceito de música programática a as diferenças entre ela e a música absoluta. Definição de música programática: Música que procura expressar ou descrever uma ou mais ideias não musicais, imagens ou eventos. A música programática tem uma ligação com a literatura, a paisagem e as artes visuais. A professora explica os meios para a composição programática e os recursos musicais usados pelos compositores. Ela dá, ainda, detalhes da obra de Hector Berlioz, considerado “o pai” da música programática.




Aula 5 - Música Programática - Parte 3


Música é um meio de expressão? A professora Dorotéa Kerr explica o conceito de música programática a as diferenças entre ela e a música absoluta. Definição de música programática: Música que procura expressar ou descrever uma ou mais ideias não musicais, imagens ou eventos. A música programática tem uma ligação com a literatura, a paisagem e as artes visuais. A professora explica os meios para a composição programática e os recursos musicais usados pelos compositores. Ela dá, ainda, detalhes da obra de Hector Berlioz, considerado “o pai” da música programática.




Aula 6 - Lied e Chanson - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr fala sobre o Lied e a Chanson, composições típicas do final do século XIX. São composições com letras (no geral, baseadas em poesias) e acompanhamento de piano. Os compositores do Lied tem um entusiasmo por tudo que é histórico e folclórico. Esse modelo se desenvolveu principalmente na Alemanha.




Aula 6 - Lied e Chanson - Parte 2


A segunda parte da aula da professora Dorotéa Kerr foi dedicada a dois grandes compositores de LIED, Franz Schubert e Johannes Brahms. Schubert utiliza muito a alternância de acordes maiores e menores. Ele escreveu mais de 600 obras nesse estilo. Os temas mais comuns encontrados nessas composições eram principalmente amor e morte.




Aula 6 - Lied e Chanson - Parte 3


A professora Dorotéa Kerr apresenta outros compositores de Lied: Johannes Brahms, Hugo Wolf (que se dedica exclusivamente ao lied), Gustav Mahler e Richard Strauss. Com esse estilo inicia-se a transição para o século XX.




Aula 7 - Ópera - Segunda Metade do Século XIX - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr segue sua explicação sobre a ópera. O assunto desta aula é a segunda metade do século XIX, e o destaque é para as características dessa obra: a mistura entre a ópera italiana, francesa e alemã, manifestações nacionais, obras mais longas, aumento no número de executantes. Um dos representantes do período é o italiano Guiseppe Verdi. Ele usa muito da tradição local para suas composições, utiliza vários poemas de Victor Hugo como base de sua criação. Os grandes sucessos de Verdi são: Rigoletto/ O trovador/ La traviata.




Aula 7 - Ópera - Segunda Metade do Século XIX - Parte 2


Os compositores escolhidos para representar a ópera na segunda metade do século são: Giuseppe Verdi e Richard Wagner. Wagner é muito parecido com Verdi nos aspectos artístico e político, porém Wagner se atém aos temas sobre a cultura e a história alemã.




Aula 7 - Ópera - Segunda Metade do Século XIX - Parte 3


O assunto da última parte da aula da professora Dorotéa Kerr são as obras de Richard Wagner. Uma das características marcantes desse compositor é que as óperas são cheias de simbolismos. "O Anel do Nibelungo" é o ápice de sua carreira, a composição que chegou mais perto de suas convicções. Esse tema encerra a música do século XIX.




Aula 8 - Passagem para o século XX - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr começa a transição para o século XX. O embate capitalismo x comunismo interfere também na música. Os músicos passam a assumir suas posições políticas, e a passar isso para suas composições. As referências históricas e culturais que fizeram a passagem do século, que, segundo os historiadores, começa aproximadamente em 1914. O século XX foi marcado também pela expansão dos meios de comunicação em massa, o que contribuiu muito para a composição e a divulgação da música.




Aula 8 - Passagem para o século XX - Parte 2


A professora Dorotéa Kerr apresenta algumas características da música do século XX. Manifestações políticas, separação entre executante e executor, movimentos como o Impressionismo e o Expressionismo servem de base para os compositores.




Aula 8 - Passagem para o século XX - Parte 3


O nacionalismo passa a ser uma importante fonte de inspiração musical no século XX. A professora Dorotéa Kerr fala sobre as novas fontes de pesquisa na música, fontes folclóricas. No século XX, a arte passa a ser politicamente comprometida. Há uma preocupação, nesse sentido, de fazer uma arte engajada, e a música também segue essa tendência. Outra evolução do século é o surgimento da música eletrônica (ou eletroacústica).




Aula 9 - Movimentos de Vanguarda no Século XX - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr fala sobre os movimentos de vanguarda no século XX, o expressionismo e o impressionismo. Ela traz aos seus alunos as principais características desses estilos e a influência da pintura e da literatura na música.




Aula 9 - Movimentos de Vanguarda no Século XX - Parte 2


Na segunda parte da aula, a professora Dorotéa Kerr fala sobre a carreira de Schoenberg, o que esse artista fez pelo movimento expressionista no século XX, suas influências e suas obras.




Aula 9 - Movimentos de Vanguarda no Século XX - Parte 3


Na última parte da aula, a professora Dorotéa Kerr fala sobre o impressionismo. O grande representante do gênero na música foi Claude Debussy, o grande nacionalista francês.




Aula 10 - Música e Política - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr aborda o tema política. Qual a influência da política nas artes e principalmente na música. Fala dos dois temas marcantes que mudaram a história do século XX e se refletiram diretamente na música: a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Os compositores passam a incorporar o novo estilo de vida urbana às suas músicas.




Aula 10 - Música e Política - Parte 2


Na segunda parte da aula, a professora Dorotéa Kerr fala da incorporação do jazz às músicas do século XX. O cotidiano das pessoas e temas mais modernos passam a fazer parte também da ópera.




Aula 10 - Música e Política - Parte 3


Na última parte da aula, a professora Dorotéa Kerr fala da arte para o Estado Comunista, uma arte mais simples, canções de protesto começam a surgir.




Aula 11 - Dodecafonismo e Serialismo - Parte 1


A professora Dorotéa Kerr fala sobre o dodecafonismo e como essa nova forma rompe com o passado da música, deixando o tonalismo de lado. A capacidade de agrupar os sons com lógica nas composições. O método de compor com 12 sons que não estão relacionados entre si.




Aula 11 - Dodecafonismo e Serialismo - Parte 2


Na segunda parte da aula, a professora Dorotéa Kerr fala sobre o sistema atonal de composição. Fala também, das influências do compositor Arnold Schönberg: Brahms, Mahler, Wagner e Strauss.



Fontes: 
Youtube
Unesp



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