quarta-feira, 9 de setembro de 2015

1986 - Burning Man - Nevada - USA


BURNING MAN - Festival (Black Rock Desert, Nevada, USA) - Um dos mais fascinantes eventos americano realizado num cenário de deserto em Nevada (EUA). O festival teve inicio em 1986 com apenas 20 participantes e hoje conta com mais de 50 mil. Em 2011 houve mais de 120 mil inscritos pelo site, no entanto, o evento é limitado a 50 mil pessoas. Tiveram que selecionar aleatoriamente para as 40 mil vagas. O nome é em razão de um fogueira feita em um boneco de 30 metros.


O Burning Man nos Estados Unidos, é um festival a parte dos tradicionais festivais de música, que é realizado no deserto de Black Rock, onde os próprios visitantes levam sua arte e sua música e fazem o que é o festival. São tendas no meio do deserto, sem um line-up, mas com muita criatividade. Vale a pena conferir essa inusitada viagem aos Estados Unidos.


O destaque do festival Burning Man é a enorme estátua humana queimada no encerramento do evento.


Veja o vídeo:
24 Hours at Burning Man 2014 Edition


O quê: Evento indefinível. Acontece anualmente, desde 1986, e dura uma semana, culminando na queima do "homem", uma estátua de madeira de 15 metros de altura.
Onde: Deserto de Black Rock, Nevada, Estados Unidos.
Quando: Entre fins de agosto e começo de setembro.
Porquê: As histórias divergem quanto ao motivo da queima do homem. Seu idealizador e coordenador se chama Larry Harvey.
Quanto: O ingresso varia de 65 a 140 dólares, dependendo da antecedência com que é adquirido.
Como: É preciso levar todos os itens necessários para sua sobrevivência pessoal no meio do deserto. O cupom de entrada diz em letras bem grandes: "Você está assumindo voluntariamente o risco de morte ou danos graves ao comparecer a este evento." Ao partir, é preciso levar absolutamente tudo embora, deixando o local no mesmo estado em que foi encontrado.
Quem: Mais de 20 mil pessoas participaram do Burning Man no ano de 2014.
URL: www.burningman.com


Burning Man 2014 - the Movie


Essa história toda começou em 1986, quando Larry Harvey e Jerry James construíram um homem de madeira de 2,4 m em Baker Beach, na Califórnia, EUA, durante o solstício de verão.

Daí pra frente, isso foi aumentando e ficando cada vez mais organizado, até se tornar essa loucura que é hoje.

The Man Burns! Burning Man 2015



No deserto de Black Rock, em Nevada (também nos EUA), todos os anos alguém decide um tema e milhares de artistas de todo o mundo visitam o lugar para expor sua arte, muitas vezes megalomaníaca, em um espaço praticamente infinito.

Alguns dos projetos são altamente absurdos, o que os participantes absolutamente adoram:
Os participantes devem levar a própria comida, já que as únicas coisas vendidas no local são gelo e bebidas não-alcoólicas.

American Story: Burning Man - King, Chimp and The Playa




Os organizadores também dizem que as pessoas devem dar presentes umas às outras, já que não deve existir nenhum tipo de comércio dentro do festival, Ou seja, se você furar o pneu de sua bicicleta, alguém a vai consertar para você. Se você vir alguém com sede, deve dar água para essa pessoa e por aí vai.

O tema deste ano será Caravanserai, um tipo de hotel de beira de estrada do antigo povo persa, onde os viajantes e mercadores de diferentes culturas trocavam idéias e costumes. O evento é um prato cheio para todo tipo de escultor, artista, ou esquisito que queira mostrar o que sabe fazer.

Vamos combinar que, no meio do deserto, a paisagem ajuda! Principalmente se considerarmos essas construções estranhas, feitas por colaboradores.

Durante a noite, o local todo brilha, apenas por causa da iluminação das obras.

Algumas pessoas preferem vir com carros modificados ou fantasias, ao invés de construírem uma obra estática, O que também é uma maravilha para os fotógrafos.

Aqui você encontra de tudo ou você acha que vai encontrar um samurai feito de CDs em outras partes do mundo?

Muitos até constroem casas ou salões que duram apenas alguns dias, até o fim do festival.

O fogo, obviamente, é parte integrante do festival, já que está até no nome.

Ao final do último dia, tudo é destruído e queimado, o que faz parte de um dos lemas do evento: Não deixar nada para trás. Eles queimam tudo mesmo! E isso acontece todos os anos, há mais de 28 anos seguidos.

Para tudo. Se você conhece o Burning Man, você sabe exatamente do que estamos falando. Se você não conhece, vai entender por quê ele é considerado uma das festas mais legais e esquisitas do mundo. Pra começar, o nome: Burning Man, significa "Homem pegando fogo" e pra realmente fazer jus ao nome, os organizadores constroem um homem de madeira de até 30 m (o tamanho varia de ano pra ano) e simplesmente o destroem com fogo no final do festival.


Veja o próximo festival: 1987 - SXSW - South By Southwest -EUA
ou
Volte ao festival anterior: 1985 - Rock in Rio - Rio de Janeiro - Brasil


Fontes:
Vírgula
Top 10 Mais
Burning Man


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.