quarta-feira, 2 de setembro de 2015

1971 - Festival de Verão de Guarapari - ES, Brasil


Ano(s) 1971

Local: Guarapari, ES, Brasil
Data: 11 e 12 de fevereiro de 1971
Estilos: vários

O Festival de Verão de Guarapari foi um desastroso evento musical realizado em fevereiro de 1971 em Três Praias, Guarapari, Espírito Santo. (Acho que sei o motivo: Falta de respeito com as pessoas).


Organizado por Antônio Alaerte e Rubens Alves, o evento foi anunciado como a versão brasileira de Woodstock. Aproximadamente duzentos jornalistas compareceram a Guarapari para a cobertura do festival. Se depararam com a falta de recursos tecnológicos da cidade, que não contava com nenhuma agência telegráfica e nem linha telefônica local; todas as chamadas eram feitas através de Vitória, e ainda assim com grande dificuldade.

Às vésperas do início do festival os organizadores ainda lutavam para conseguir o mínimo equipamento sonoro necessário. Sem o apoio dos vários patrocinadores procurados e sem ter obtido auxílio oficial, o equipamento foi conseguido apenas um dia antes das apresentações começarem, e mesmo assim somente após um acordo com a firma fornecedora.

No dia da abertura, 11 de fevereiro, os promotores ainda tentavam conseguir a instalação de som e a apresentação dos artistas sem o cachê combinado previamente. O início do concerto, programado para as 7:00 da noite, atrasou quase seis horas, enquanto o público vaiava e atirava sacos de areia no palco. Pouco depois da meia-noite o apresentador Chacrinha surgiu para acalmar a multidão, e o concerto teve início. O espetáculo recomeçou novamente atrasado no dia seguinte, com a apresentação de artistas que atenderam aos apelos de Carlos Imperial para salvar o festival de um fiasco completo.

Em lugar do público de 40,000 pessoas esperado, compareceram pouco mais de 4,000. A participação dos hippies, o principal quesito de um festival que pretendia emular Woodstock, foi vetada pela Polícia Federal, que declarou, "Para nós, hippie é o sujeito sujo, com mau cheiro, cheio de bugigangas nas costas e que pode perturbar o andamento do espetáculo. Esses não poderão participar do festival, nem como público."  (Este argumento foi um pensamento muito racista, acho que foi por isso que não foram atendidas as expectativas de público) Os organizadores, mesmo após todos os esforços, tiveram de correr em busca do auxílio do estado, conseguindo com o governador de Espírito Santo passagens para o retorno dos artistas e com o prefeito de Guarapari o pagamento das respectivas contas nos hotéis.


Artistas que participaram do evento

The Bubbles
Tony Tornado
ERA
Soma

O "mosh" de Tony Tornado

O festival marcou de forma tragicômica o começo do fim da carreira musical do hoje consagrado ator Tony Tornado. O intérprete de "BR3", ao final de sua apresentação, pulou do palco e caiu sobre uma espectadora, Maria da Graça Capôs. Tornado chegou a ser preso, mas foi liberado em seguida. Uma carta publicada no Jornal da Tarde pouco depois do incidente resume razoavelmente bem a opinião pública:

"Este tipo asqueroso, apelidado de Tony Tornado, arrojou-se do palanque sobre a multidão, em um voo espetaculoso, indo aterrissar sobre uma jovem que assistia ao espetáculo. (...) Acontece que a moça, vítima do boçal exibicionismo do 'artista', sofreu fratura da espinha, encontrando-se hospitalizada. É possível que ela venha a ficar paralítica para o resto da vida. Sabe-se, agora, que, em vista do dano que causou à jovem, o asqueroso tipo foi processado e deverá pagar à vítima uma indenização". (Aqui mais um pensamento racista. Precisavam dizer "tipo asqueroso", não poderia ser, talvez, descuidado ou ignorante?)

Tornado alegou que sua queda fora provocada por uma das viradas de seu estilo de dança, mas foi desmentido por Maria da Graça, que afirmou que ele pulou do palco gritando "Estou voando!". Segundo ela o cantor arcou apenas com as despesas do gesso que ela teve de usar no pescoço por dois meses.

Único documento encontrado:
Festival de Música de Verão de Guarapari 1971



Veja o próximo festival: 1971 - Roskilde Festival - Dinamarca
ou
Volte ao festival anterior: New Orleans Jazz and Heritage Festival


Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.