segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1970 - Glastonbury Festival - Reino Unido - Inglaterra 01


GLASTONBURY - (Reino Unido) O mais famoso festival inglês rola desde 1970 na fazenda do pecuarista Michael Eavis em Somerset, Inglaterra. Ele também é conhecido pelas apresentações de danças, humoristas, teatros, circos, e outros. Seu recorde de publico foi de 154 mil pessoas em 2005. Uma vez por ano, ele deixa suas vacas de lado para organizar o evento. Glastonbury nasceu como um sonho hippie de comunhão musical. Hoje, o festival é uma empresa consolidada e seus line-ups mega-ecléticos não se acanham em trazer grandes nomes pop como Shakira e Jay-Z. Uma verdadeira cidade sobe do solo durante o período do evento. A edição de 2010 reuniu 177.500 pessoas.



Estes eventos do Festival começaram um dia depois de Jimi Hendrix ter morrido, em 1970. Para começar o seu passeio pela estrada da memória, veja o que aconteceu em cada ano:



1970 (19th September)


O primeiro Festival foi realizado no dia seguinte após a morte de Jimi Hendrix, durante um período de dois dias e em pouco tempo "a palavra tinha começado ao redor." Foi o festival dos azuis na Bath and West Showground que havia inspirado Michael Eavis para começar um festival de sua própria, embora em menor escala.

Participantes: Marc Bolan, Keith Natal, Stackridge, Al Stewart, Quintessence

Presenças: 1.500.

Preço: € 1, incluindo leite livre da fazenda.


Veja uma pequena amostra de 1970



1971 (20th - 24th June)


O Festival mudou-se para o tempo do solstício de verão e era conhecido como o "Glastonbury Fair". Ela havia sido planejado por Andrew Kerr e Arabella Churchill que sentiram todos os outros festivais na época eram mais comercializado. Foi pago pelos poucos que apoiou o ideal para que a entrada era livre e tomou uma tradição medieval de música, dança, poesia, teatro, luzes e entretenimento espontâneo. Foi neste ano que o primeiro "pirâmide" palco foi construído a partir de andaimes e metal expandido coberto com folhas de plástico, construído em um local acima da linha ley Glastonbury Stonehenge. Os músicos que realizaram gravou um álbum agora muito raro. O Festival também é capturado "a la Woodstock", de uma equipe de filmagem 1972, que incluiu Nick Roeg e David Puttnam. Este filme foi chamado de "Glastonbury Fayre".

Participantes: Hawkwind, Tráfego, Melanie, David Bowie, Joan Baez, Fairport Convention e Quintessence.

Presenças: estimada em 12.000.

Preço: gratuito.

Terry Reid - Dean (Glastonbury 1971)



1978 (28th - 8th July)


Isto tornou-se conhecido como o "improviso" Festival. Isso aconteceu com a chegada de viajantes lavados para fora de Stonehenge, que foram levados a acreditar que um festival estava ocorrendo. Após discussão persuasiva, um mini festival livre teve lugar. Havia pouca organização e poucas instalações rolaram, mas de alguma forma, isso não importa - o palco foi alimentado por um medidor elétrico em uma caravana com o cabo correndo para o palco.

Presenças: 500.


1979 (21st - 23rd June)


Agora, um evento de três dias e ainda era conhecido como o Glastonbury Fayre mas com o tema de "o ano da criança." Bill Harkin e Arabella Churchill foram os instigadores desta vez e virou-se para Michael Eavis para apoio financeiro. Ele garantiu um empréstimo bancário contra as obras da fazenda. Fornecimento e entretenimento especial foi fornecido para as crianças e foi neste evento que o conceito de caridade Mundial Infantil nasceu, que ainda hoje existe e desenvolve trabalhos em escolas especiais durante todo Somerset e Avon. Mais uma vez, apesar dos números presentes, os organizadores sofreram uma enorme perda financeira e ninguém queria correr o risco de outro festival, em 1980. Também foi neste verão que a filha mais nova de Michael, Emily nasceu.

Participantes: Peter Gabriel, Steve Hillage, Alex Harvey Band, Sky e do Teatro Footsbarn.

Presenças: 12.000. Ingressos: £ 5.


1981 (19th - 21st June)


O nome foi mudado para Glastonbury Festival e Michael Eavis assumiu o comando de executar o evento novamente. Esta foi a primeira CND "Campanha para o Desarmamento Nuclear" no festival. Michael ajudou positivamente para o movimento pela paz, mantendo o Festival em Worthy Farm para beneficiar a campanha de Mid Somerset CND. Michael teve que convencer a Nacional CND e disse que com uma gestão adequada do Festival poderia ser transformado em um empreendimento rentável. Foi alcançado um acordo com a National CND, envio de informações em suas expedições, movimentação de vendas antecipadas de ingressos e que permitiu a utilização do logotipo da CND. Coube a Michael fornecer o dinheiro, organizar entretenimento e o evento, entrar em contacto com as autoridades e organizar bancas do mercado, etc.

Foi neste ano que foi decidido construir uma nova etapa do projeto Pirâmide. No entanto, desta vez, era uma estrutura permanente, dobrando como uma loja de alimentos estábulo e dos animais durante os meses de inverno. Demorou dois meses para construir o palco Pyramid permanente com postes telegráficos e ex-MOD - revestimento metálico. O logotipo da CND não estava presente neste Festival, como era muito pesado para levantar para a posição no ápice. Miguel Eavis eventualmente entregou cerca de £ 20.000 a uma CND e muito grato.

Participantes: New Order, Hawkwind, Taj Mahal, Aswad, Gordon Giltrap.

Presenças: 18.000. Ingressos: £ 8


Glastonbury Festival - Roy Harper from the 1981




1982 (18th - 20th June)


Novamente, não houve envolvimento da CND e foi neste ano que Região Oeste CND assumiu o controle dos portões de entrada e Mid Somerset CND encarregou-se de todas as informações.

Este ano foi um ano de mau tempo com lotes lamacentos. Na verdade, a maior precipitação para um único dia em 45 anos foi registrado na sexta-feira, mas foi também o ano do primeiro show de laser apoiado por The Tubeway Army "Are Friends Electric?".

Participantes: Van Morrison, Judie Tzuke, Jackson Browne, Roy Harper, Richie Havens. (U2 estava no cartaz, mas não tocou.)

Presenças: 25.000. Ingressos: £ 8.

Aswad - 1982 Glastonbury (full set)



1983 (17th -19th June)


Neste ano pediram uma licença, a ser obtida para o evento, desde a introdução da Lei de Governo local, se tornou lei, dando às autoridades locais o poder de regular tais eventos, estipulando as condições. Conselho Distrital Mendip emitiu uma licença de Diversões Públicas para definir um limite de multidão em 30.000 pessoas e entrou em detalhes consideráveis sobre as vias de acesso, abastecimento de água, higiene e assim por diante. Foi também o primeiro ano em que o Festival teve a sua própria estação de rádio, Rádio Avalon. £ 45.000 foi finalmente arrecadado para CND e instituições de caridade locais.

Participantes: Marillon, The Beat, UB40, Curtis Mayfield, King Sunny Ade.

Presenças: 30.000. Ingressos: £ 12. Preço Programa: 80 pence.


Hare Krishna Peace Village - Glastonbury 1983



1984 (20th -22nd June)


Em janeiro de 1984 Michael Eavis defendeu com sucesso cinco processos contra ele, procurou pelo Conselho Distrital Mendip alegando violação das condições da licença, anos anteriores. Todas as cinco acusações foram descartadas, depois de um longo dia de audiência no Tribunal de Magistrados Shepton Mallet. O conselho local, em seguida, anunciou que a licença para 1984 iria custar £ 2.000. Os números de licença foram fixados em 35.000 e pela primeira vez, áreas de estacionamento específicas foram designados com empregados fiscalizadores para dirigir o tráfego. As mensagens também foram transmitidas no rádio para aconselhar as pessoas a não mudar-se, a menos que tivesse comprado um bilhete com antecedência. 1984 também viu o início dos Campos Verdes como uma área separada dentro do Festival. O valor de £ 60.000 foi doado para CND e outras instituições de caridade.

Participantes: O Waterboys, The Smiths, Elvis Costello, Joan Baez e Ian Drury. Os oradores convidados incluíram Bruce Kent, o presidente do CND e Paddy Ashdown.

Presenças: 35.000. Ingressos: £ 13. Preço Programa: 80 pence.



Fela Kuti and Egypt 80 - Midsummer Concert - Glastonbury Festival 1984 - 1/13





1985 (21st - 23rd June)


Em 1985 Worthy Farm foi considerado demasiado pequeno para acomodar o Festival, então a terra vizinha chamada fazenda Cockmill foi comprada para ampliar o local por mais de 100 hectares. O tamanho do local recentemente alargada significou que as comunicações foram esticados até o limite - o derradeiro teste para qualquer organização. Com tratores o único meio possível de rebocar as pessoas fora do local em caso de sério mau tempo. Michael Eavis estava satisfeito que "tivemos a banho de lama e provou que ainda pode lidar com as condições". O valor de £ 100.000 foi doado para CND e instituições de caridade locais.

Participantes: Echo and The Bunnymen, Aswad, Joe Cocker, Style Council e The Boomtown Rats.

Presenças: 40.000. Ingressos: £ 16. Programa: 90p.



1986 (20th - 22nd June)


Mais uma vez, este foi o maior Festival do que o evento do ano anterior. Devido ao crescimento houve adições ao escritório da fazenda, comunicações, bem-estar e equipes médicas. As Áreas de Teatro e das crianças mudaram-se para novas casas, a primeira tenda de música clássica foi introduzida e as áreas de mercado foram realocadas a partir do topo do local. O valor de £ 130.000 foi doado para CND e instituições de caridade locais.

Participantes: The Cure, Loucura, Simply Red, The Housemartins, The Waterboys, Pogues e Nível 42.

Presenças: 60.000. Ingressos: £ 17. Programa: £ 1.


Glastonbury Festival 1986



Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 1969 - Altamont Festival - Califórnia, USA

Anterior          01          02          03          04          Próxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.